quarta-feira, 4 de maio de 2011

Márcio Távora e Daniel Malva.




O Dragão Fashion Brasil 2011 foi muito mais do que todos poderiam esperar. É raro mas acontece, um evento ter um tipo raro de preocupação não só de mostrar mas oferecer. E nós tivemos o prazer de conferir isso de perto.

Com a iniciativa do SENAC, aconteceu "Dragão Pensando Moda". Durante a noite os estilistas apresentavam suas coleções, pela manhã foi a vez de quem queria ir além dos desfiles, dos lounges lotados e dos movimentados backstages. Foram 3 dias de Palestras, Workshops e Painéis. Mas esse post falaremos da experiência em relação ao ensino que o Dragão Fashion porporcionou, em especial, sobre o Workshop sobre "Fotografia para Semana de Moda: Técnica e Linguagem", com Márcio Távora e Daniel Malva.


Logo de cara, os dois começaram com um exercício de observação e percepção, algo tão importante no mundo da fotografia porém hoje em dia esquecido: o feeling. Uma das pautas sugeridas por Márcio e Daniel foi a temática principal do DFB2011; o artesanal, reciclável e ações sustentáveis. Todos os presentes deveriam documentar e a partir disso, conhecer o olhar de cada aluno, sugerir e dar dicas importantes pra quem quer trabalhar no ramo editorial.


Um banho de experiência, técnicas e muitas histórias depois, deu pra conhecer um pouco do trabalho e personalidade dos dois. Amigos de faculdade, com trabalhos distintos porém igualmente adoráveis.



Daniel Malva ao lado da câmera construída por ele, e Márcio Távora.


  Durante o workshop, Márcio mostra suas belezinhas analógicas: Mamiya Super23, Holga 120FN e Rollei 35S.



Márcio Távora é cearence mas mora em São Paulo. Fez um curso básico de fotografia em São Paulo e cursou por 2 anos no Institute of Art and Design, com especialização em Fotografia Fine Art, em Milwaukee. Depois disso, transferiu o resto do curso novamente para São Paulo, Faculdade Senac de Comunicação e Artes, onde conheceu Malva.


Quem conhece o cineastra e também fotógrafo Wim Wenders (tema principal por aqui em breve), consegue notar uma ligação entre os dois trabalhos. Existe uma identificação muito grande e tenho minhas próprias percepções sobre o trabalho do Márcio que dificilmente saberia por em palavras. Portanto, para explicar o que eu não consigo, não posso deixar de citar um trecho escrito pelo fotógrafo Pisco Del Gaiso sobre o ensaio "Hotel":


Suas fotos são nostálgicas, contemplativas e apaixonadas. Diante disso, prefiro também contemplar em vez de ter opinião sobre um tempo que não vivi plenamente. Um ensaio que acalma, que nos leva para a introspecção. Só sabem de fato do que falo, quem já passou horas ou dias hospedado em um hotel assim. Essas imagens têm cheiro, idade. Servem bem para quem já passou dos 40, talvez. Aos mais novos, vale um dia provocar uma experiência: se perder alguns dias hospedado em um hotel assim, sozinho ou mal acompanhado, tanto faz. Busque o refinamento, o detalhe, a textura. Vai ser como beber um vinho tinto que envelheceu bem”.




Hotel.



Automóveis.
   


Lâmpadas.



Daniel é paulista e sua carreira como fotógrafo também é relativamente recente. Quem já teve a chance de ouvir um pouco da história de vida dele, não lamenta seu pouco tempo na fotografia. Toda a experiência dele em outras áeras fez dele o fotógrafo que ele é hoje. Pesquisador, colecionador, matemático e um quê de ciêntista maluco porém muito pé no chão, constrói câmeras, confecciona suas lentes, modifica o software da câmera, etc. Já passou pela Ilustração, Publicidade e até Biologia. 

Tudo isso deu a bagagem necessária (ou não) para que hoje ele pudesse fazer um trabalho desse jeito;  experimental, ousado, realmente autêntico, na busca pelo não-óbvio e ser reconhecido por isso. Vale lembrar que suas fotos não passaram pelo Photoshop.




nu.



piano  revista tpm, março de 2011.



 baila comigo – joyce pascowitch  



Muito obrigada Márcio, Daniel, SENAC e Dragão Fashion ;)




Márcio Távora site tumblr flickr
Daniel Malva site tumblr flickr 





Nenhum comentário:

Postar um comentário